Como prevenir e tratar cravos e espinhas?
Manter a pele livre de cravos e espinhas, quando a pessoa não tem doença crônica, é trabalho simples, mas exige dedicação, pois deve ser reforçado todo dia, principalmente pelos adolescentes. Segundo autoridades em saúde, a acne, doença que pode ter inúmeras causas, atinge até 80% dos adolescentes.
Para evitar esse problema, é óbvio que é preciso manter a pele limpa, mas não é recomendado lavar o rosto várias vezes ao dia. Isso porque o sabonete, especialmente o abrasivo, tira a barreira de proteção natural que a pele tem. O ideal é usar produtos específicos indicados por um dermatologista, como sabonetes e cremes. Sempre na medida indicada pelo médico.
Quando os cravos e espinhas aparecem, é importante ser paciente e fazer o tratamento correto. Espremer as espinhas é comum e freqüente, mas é um grande erro. Isso porque pode provocar cicatrizes e, pior, espalhar a infecção. Espremer um cravo também é problemático, porque o local pode ficar inflamado, e a dor será parecida com a de uma espinha.
Manter a limpeza após o surgimento da acne é importante, e se o problema for recorrente, é preciso ir ao dermatologista e identificar as causas, que podem ser de ordem genética, hormonal ou bacteriana.
0 comentários:
Postar um comentário